Caminhões a serviço da Prefeitura estacionados sobre calçada e ciclofaixa

Na última 6ª feira (14/03/14), pela manhã, dois caminhões a serviço da Prefeitura de Joinville foram flagrados estacionados sobre a calçada e sobre a ciclofaixa, em frente à antiga sede da prefeitura, na rua Max Colin. O fato foi registrado em vídeo por Christian Bueno, que vive em Joinville e também é ciclista, mas que na ocasião estava de carro, pois sua bicicleta estava quebrada.

“Quase todos os dias pela manhã quando passo pela esquina das ruas Max Colin, e Dr. João Colin, eu presencio o desrespeito de caminhões a serviço da Prefeitura Municipal de Joinville, que estacionam tanto na calçada quanto na ciclofaixa, dificultando o ir e vir de pedestres e ciclistas, enquanto eles descarregam mercadorias na antiga prefeitura da cidade. Nesse dia eu resolvi documentar este desrespeito, esperando que alguma providência seja tomada, não só nesse ponto da cidade, mas em vários outros lugares onde os maiores do trânsito (caminhões e carros) se aproveitam de seu tamanho para se impor sobre os menores, em faixas de pedestres que não são respeitadas, calçadas que não são acessíveis, ciclofaixas que são utilizadas por carros para ultrapassar outros veículos, e outros exemplos de desrespeito não só ao direito de ir e vir, como o da vida.”, afirma Bueno.

É comum vermos automóveis estacionados sobre ciclofaixas, ciclovias, e até mesmo calçadas de pedestres. Infelizmente a maioria dos motoristas não conhece o Código de Trânsito, por falhas do Detran e dos Governos Estaduais. O que é inadmissível é vermos veículos oficiais ou veículos a serviço do poder público fazendo isso. Os órgãos públicos têm o dever de dar o exemplo e respeitar a legislação. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal 9.503), estacionar um veículo motorizado na ciclovia ou ciclofaixa é infração grave, sujeita a multa e guincho, pois coloca em risco a vida do ciclista:

Art. 181. Estacionar o veículo:
(…)
VIII – no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público:
Infração – grave;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – remoção do veículo;

A dúvida que fica é: quando um motorista a serviço da Prefeitura Municipal comete um crime de trânsito como este, ou mesmo um policial, como também ocorre, quem deve cumprir a Lei e mandar remover o veículo?

Anúncios
Esse post foi publicado em Ciclo-faixa, Mobilidade, Prefeitura e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s