Fevereiro de 2012

Essa foi a primeira Massa Crítica depois de um hiato de 3 anos do evento na cidade de Joinville. Dessa vez, nós pedalamos com a reivindicação por 14 Audiências Públicas para discutir o transporte público na cidade, em apoio ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Frente de Luta pelo Transporte Público. Consideramos que o momento também é importante para quem faz uso do transporte individual não motorizado. Muitos ciclistas fazem uso do ônibus em dias de chuva ou para trajetos mais longos dentro da cidade.

Saímos perto das 19 horas da praça da bandeira. Pegamos um pouco de trânsito no começo, o que nos possibilitou entrar em contato com diversos motoristas e explicar o que estávamos fazendo ali. No geral a receptividade foi muito boa, muitos motoristas apoiaram nossa atitude. Também tivemos a possibilidade de falar com algumas pessoas que estavam aproveitando o final da tarde de sexta-feira nos bares e praças. “O que é isso aí, deixa eu ver! Olha, parabéns pela iniciativa, tem que ser assim mesmo!”.

Ocorreram dois momentos de tensão durante a pedalada. O primeiro foi quando uma motorista tentou ultrapassar a massa, e acabou cortando a frente de um outro carro que vinha pela esquerda em maior velocidade. Essa é a cena da buzina no final do vídeo. O segundo momento foi na nossa chegada ao Mercado Municipal (onde decidimos parar), onde um motorista buzinou de forma agressiva para o grupo. Chris foi até o carro e conversou com o motorista, que no final acabou abrindo um sorriso!

A Massa Crítica é um evento que acontece mensalmente em centenas de cidades ao redor do mundo e é aberto a todos que queiram promover as condições necessárias para o uso da bicicleta como meio de transporte no espaço urbano. Queremos chamar a atenção da população e tornar as cidades mais amigáveis, sustentáveis, onde os seres humanos sejam respeitados, por um transporte público de qualidade para todos, multimodal e integrado. A mobilidade urbana é um direito de todos.

Toda última sexta-feira do mês saindo da praça da bandeira, vem junto!

Anúncios
Esse post foi publicado em Evento, Massa Crítica, Transporte Público. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Fevereiro de 2012

  1. Parabéns!!!! Não pude ir. Já vou agendar-me para a próxima. Abraços e bons ventos pedalando pela paz e sustentabilidade no trânsito. BJs

  2. Christian disse:

    … O vídeo ficou muito bom Fachini, …é isso aí Mariza na próxima queremos mais ciclistas, skatistas, etc, . Vamos formar uma cidade mais humanaaa, …. aah, já teve duaas pessoas que perguntaram-me porque eu vou de calça (uma, inclusive quando eu estava entregando panfleto), é justamente para relacionar a bicicleta à veículo para ir ao trabalho (já que existe um estereótipo de que se trabalha de calça hehheh) e não apenas ao lazer e esporte. Assim como a bicicletada é final de tarde, é justamente o que eu faço saio do trampo direto pra bicicletada… valeu

  3. A iniciativa é ótima. Parabéns para vocês todos e que continuem assim.
    No entanto não posso deixar de comentar que, pelo vídeo, vocês pecaram pela ausência dos equipamentos de segurança, notoriamente o capacete. Jamais deveriam ter saído com a bike sem o capacete. Sigam o exemplo dos americanos que ensinam suas crianças, desde bebês, quando ganham a primeira bicicletinha a já irem usando o capacete. É fundamental em um tombo para a proteção da cabeça.
    Sigam o exemplo do pessoal da Tribo das Bikes de Itajaí que programam esses mesmos passeios e exigem que os participantes venham com capacetes, sob risco de serem impedidos de seguirem adiante caso não venham equipados. A segurança deve vir em primeiro lugar. Nunca se esqueçam disso. E jamais entrem em conflito com motoristas de carros, ônibus ou caminhões.
    Abraços a todos e continuem assim.

Deixe seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s